Promover a cidadania na escola e a integração na comunidade, passando por: * criar espaços de discussão e tomada de decisões e de intervenção dos alunos; * permitir a participação ativa dos alunos nos diferentes órgãos da escola; * promover uma cultura de partilha e cooperação e participação; * promover a autonomia de crianças e jovens nos percursos casa-escola, a pé, de bicicleta e de transportes públicos; * promover a articulação regular da escola com os equipamentos e instituições locais, como as Bibliotecas Bibliotecas Públicas, e o intercâmbio entre escolas; * desburocratizar e fomentar a realização de visitas de estudo em todos os níveis de ensino; * abrir efetivamente as escolas à comunidade e às famílias, com a promoção de dias abertos e atividades abertas a todas e todos, de partilha de conhecimento a nível local e regional, bem como de ferramentas e estratégias úteis às famílias dos alunos e que promovam a cidadania global; * reforçar a educação para a cidadania em todos os seus domínios e acrescentando ao domínio de Direitos Humanos da Educação para a Cidadania um ponto de "Promoção da Acessibilidade" que explore todas as suas vertentes e que garanta o combate ao capacitismo; * reavaliando a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, de forma a estabelecer medidas concretas para implementação e mecanismos de avaliação da respetiva implementação, atribuindo, por exemplo, 45 minutos semanais no ensino secundário para que se possa efetivamente trabalhar os diferentes domínios da disciplina; * complementando o Dia da Defesa Nacional com um Dia da Cidadania que inclua atividades de sensibilização para temas como voluntariado, organização do Estado, direitos e deveres em democracia, literacia fiscal e contributiva, entre outros.